Marcadores

8 de junho de 2011

A arte de tentar comprar artigos de informática em shopping

Acho que toda garota já passou por isso quando vai comprar placas e acessórios mais, digamos, fundamentais para seus computadores, sempre rola um preconceitozinho, sempre tem um vendedor que não manja de PORRA NENHUMA e ainda acha que VOCÊ está equivocada.

Normalmente eu encomendo minhas peças pela internet, afinal é mais barato e menos estressante. Principalmente quando você mora numa cidade onde não tem absolutamente NADA. Mas daí, tem situações como ontem a noite, que o receptor de wifi me deu adeus pela ultima vez...

Onde comprar uma porra duma placa de wifi num dia de chuva, no fim da tarde? No Shopping, claro! O preço é o mesmo do centro da cidade, mas nao tem o estresse da locomoção, fora que eu ainda tinha de pegar meu óculos na óptica e yadda yadda yadda.

Na primeira loja que entrei, a vendedora demorou um bom tempo pra entender o que eu queria: Uma placa receptora de wi fi, interena da Tp-link. Eu esperava que estivesse bem mais caro, por que faz uma cara que eu comprei as daqui de casa. Me choquei estarem por menos de 50 reais. Hesitei.. mas enfim... eram todas na mesma faixa de preço. Até por que o outro meu era externo, bem mais fácil de instalar. Fui decidida: vou levar. A mulher que me atendeu recomendou trazer minha maquina até o shopping pro técnico avaliar se era a mesma "entrada" ... Perguntei que tipo de "entradas" existiam.... ela não sabia dizer, mas continuou insistindo comigo.  Pedi pra que ela verificasse e... SUPRESA: eram todas iguais.

Finalmente a mocinha resolveu me vender a placa, avisando que ela não poderia ser trocada depois... Por que, afinal de contas, o código de defesa do consumidor da loja  é enfeite. Fui pro caixa e foi a vez da mocinha do caixa recusar meu cartao por que eu estava sem identidade... eu e minha cara de contraventista. Desisti, por que né?

Segunda loja: Outra moça sorridente me atendeu. "Placa Wifi? o que é isso?" .. tentei explicar... foi pior... Ela parecia perdida. Procurou o gerente. Ele deu uma reposta simples: "eh aquela da ´´anteninha´´"
Eis que ela me trouxe uma placa de TV com antena (oi?) e uma placa wifi da intebras. Expliquei a diferença das duas e pedi uma da TP-link... depois de muito recebi Vários modelos diferentes, mas NENHUM era a que eu queria. Me senti numa sapataria, daquelas sem target especifico, que você pede uma bota preta 34 e te trazem uma sandália rosa 38. Depois de muito, a moça me diz que não tem a placa especifica.

Sigo para terceira loja. Vou direto pra o armário de placas procurar e torcer pro vendedor me ver... Sem sair do ponto que estava o vendedor me disse que não tinha placa wifi na loja. Como não dava pra passar a noite sem internet (até por que eu estava esperando dois emails importantes - um deles que ainda não chegou-), engoli minha raiva e indignação, liguei pra minha mãe trazer minha identidade pra comprar a placa na primeira loja. Trouxe, instalei e estou filix aqui... usando minha internet com sinal sofrível. Eu ia comprar uma antena amplificadora de sinal, mas a raiva foi grande que eu vou comprar o no Deal mesmo.

As outras duas histórias que lembro agora foram uma na segunda loja mencionada, em que, depois de ganhar uma smartphoto da HP usada e sem cartucho. Como tava toda suja eu não fazia noção que cartucho ela usava, então fui com o nome do modelo pra tentar descobrir o o preço na loja. Eis que o vendedor me olha com cara de confuso diante daquele numerozinho e me pede pra trazer a PORRA da impressora TODA pra saber o numero do cartucho...  eu respirei fundo e respondi que tava difícil de ler, porque tava sujo...(aparentemente o cartucho vazou dentro e melecou ela toda). "meu velho, tu vai testar cartucho por cartucho nela pra descobri qual é? tah achando minha impressora com cara de sapatinho de cristal? vou pegar a porra de um ônibus lotado com uma impressora que pesa quase o tanto que eu pra tu descobrir qual cartucho encaixa nela?"... tá... eu não falei isso... minha mãe diria... mas eu não...
Sorri, e pedi pro mocinho procurar nas caixas dos cartuchos de encontrava aquela referencia... ele insistiu que eu tinha de trazer a impressora... eu sorri de volta e sai da loja dizendo que a busca-la... cheguei em casa, pesquisei o numero da impressora e em 2 semanas o cartucho chegou lá em casa
;-)

terceira vez foi a pior... de todas: velha sabe como é, tem um monte de problema de junta: junta tudo e joga fora. É meu caso: minhas lesões no tunel de carpo fazem com que, ocasionalmente minha mão perca a força e as coisas caiam da minha mão. Copos, escovas (de cabelo e dente) cadernos.... netbooks ligados enquanto você digita seu tcc...

E, queridos amiguinhos, o que acontece quando um computador ligado cai secamente no chão? Isso mesmo.... fodi lindamente o HD do meu beesheenho... três pessoas inspecionaram e chegaram a conclusão de que foi perda total.. superado o trauma,, thalita foi procurar um novo hdezinho pro seu bebe... primeiro problema: eu não tinha certeza se era o mesmo HD de notebook... só suspeitava isso.

Na primeira loja que entrei (a da que tive problema com o cartao) o mocinho que me atendeu insistiu veemente que não existia HD pra netbook, que todos eram de HDsolido, que o que ele poderia me vender era um cartão para estender a memória (oi?) e que em média os netbook só tinha 4 a 8gb de HD e que eu deveria estar enganada... olhei atras dele e vi um igualzinho ao meu, com 120 GB de HD, tive vontade de perguntar o que era aquilo... ma deixei ele curtir a ignorância dele pra lá né? hummmkay...
pedi o preço então de hd de notebook... CARO...

próxima loja: O vendedor não sabia se tinha de netbook, mas tinha de notebook. Me passou o preço... bem mais caro que na primeira. Na terceira o mistério foi solucionado. O vendedor não tinha 100% de certeza, mas também achava que era a mesma coisa. Mas só tinha de meio tera, e na boa, o preço não valia a pena. Uma pesquisa rápida em casa e descobri que minhas suspeitas estavam certaz: HD de netbook e  notebook são a mesma bosta. Partir pra net, mas cabei tendo uma viajem não programada pra são paulo.

Comprei meu HD na Santa Efigênea mesmo, com meio Tera pelo preço de MEIO 120gb.... Com um senhor simpático que não me descriminou por ser mulher. Disse que gostava muito de ver quando chegavam por lá meninas que sabem o que estão procurando. Instalou meu HD e ainda limpou o sal de dentro dele (por que morar na beira da praia é foda).
"Sheldon, você não trabalha aqui"" Aparentemente ninguém trabalha".

Tão ruim quanto ser enrolada por vendedor de hardware é ser discriminada por ser mulher. Posso não saber programar ou coisas do gênero, mas sei fazer a manutenção básica do meu computador! Sei as peças que estou procurando, ou pelo menos sei como identifica-las. E donos de lojas de informática... Atendentes mínimamente treinados ... por que trabalhar em uma loja de informatica e não saber identificar um cartucho de impressora pelo código da mesma ou nao saber que existem netbooks com HD de mais de 8gb é complicado.. Nao vejo lógica em carregar uma impressora enorme ou meu desktop toda vez que quiser trocar uma peça simples, como um cartucho ou uma memória.


Um comentário:

  1. Já aconteceu isso comigo em Arapiraca, do cara pedir pra eu levar a impressora na loja. Eu falei que eu tinha a referência do cartucho, ele alegou que "podia não ser o mesmo, essas impressoras variam muito" (WTF???). Eu "assumi o risco" e "deu certo". O pior foi que da outra vez que acabou o cartucho, minha mãe tava só em Arapis, caiu na conversa do vendedor, pegou um táxi e levou a impressora toda na loja. Só que os imbecis lá quiseram "apenas" vender o cartucho pra minha mãe, sem trocar os benditos. Soube da "confusão" que envolveu até o DONO da loja por um conhecido que estava na loja também.

    ResponderExcluir